Retrospetiva 2013 - Estreias & Destaques




Gostaria comecar com uma estreia muito especial: A Bia, a Silvia e a Ines de Sines, as primeiras (!) e até hoje únicas (!) portuguesas a passear - depois duma introducao ao maneio do burro - SOZINHAS (!!!) com dois dos nossos burros, o Acúcar e o Mocca.

Parece que gostaram, nao parece? Parabens, caras Amazonas, zurros dos burros e felicidades para 2014! Até a próxima :-) bjns



E, mais uma estreia muito especial PORTUGUESA(!!!): Fins de Agosto saimos para um trekking de 4 dias com o avó António e os seus 5 netos. Uma jovem, a Beatriz (a controlar tudo duma forma simples e simpática), dois jovens e dois rapazes, o mais novo com 9 anos. Outra vez os primeiros(!) e até hoje únicos (!) portugueses atraídos desta aventura na qual os burros Jeco, Mocca e Kiko nos acompanharam, carregando a bagagem e os mais novos quando cansados. A ternura e preocupaçao do avó para os seus e o amor e respeito dos netos para o avó eram de admirável beleza. Os netos, dois deles escuteiros, predestinados para este tipo de atividade, mas os outros três também me deixaram admirada pela boa disposiçao e persistência. Vejo que consigo arranjar uma foto destes dias tão bem passados...

Outras estreias

2013 era sem dúvida o ano do trekking c/ burros INDIVIDUAL, quer dizer sem guia! 
Além das Amazonas portuguesas (em cima) os caminhantes eram de nacionalidade variada, alemã, belga, suiça, holandesa e francesa.

Agora vou continuar de forma cronológica, com a Primavera:


Ticotaco e Kiko, Praia Amoreira
Serra de Monchique, Norte da Fóia
Trekking c/ burros e BIWAK
Os primeiros que optaram: 4 franceses reformados e mais tarde 4 alemaes estudantes/ professores de biologia, combinando Serra de Monchique e Costa Vicentina, usufruindo em partes as duas Grandes Rotas, a Via Algarviana e Rota Vicentina.





Burros Margarida e Mocca e a famíla alegre
Burro Mocca e...

Impressionante a energia desta familia Belga, os pais, alias a mãe grávida no 6º (!) mês com os três filhos a aventurar-se sozinhos com dois dos nossos burros entre Serra e Costa. WOW!





Depois, veio um casal alemao onde ele, o Aaron, quis seguir o percurso do trekking com GPS. Eu, a suar, pois sou daquelas que adora ler mapas ou, melhor ainda, seguir o nariz e sou preguiçosíssima em ler as instruçoes de qualquer tipo de aparelhos, sempre na dúvida qual botao/ tecla serve para o quê.... Bom, safei-me. :-) graças a Associação Rota Vicentina, a Google Earth e tracks ja existentes online. Afinal, o caro Aaron disse que o caminho, a Rota Vicentina (90% do percurso), estava tao bem sinalizado - parabens, as Ass. Almargem e RV! - que guardou o GPS na mochila. Óptimo, assim houve mais olhos para a beleza da paisagem e atenção no burro ;-)



Estreia para o burro Xiquito, a primeira vez que viu o mar da falésia. Curioso, valente. Mesmo assim, um bocaaaaado arriscado o pequenito...






Destaques:

Antes de tudo um grande fardo de feno, 10kg de cenouras e montes de mimos etc... para o burro Jeco, o burro do ano 2013, pois acompanhou mais que outros amigos orelhas longas os trekkings individuais. Especialista (como todos os burros) em orientação, ajuda a encontrar o caminho certo, carrega os 30kg como que a idade (24 anos) nao parece verdade. Causou lágrimas de despedida e quase teve que viajar na mala para a Alemanha. Nem pensar!

Burn Out - um Top Manager da Airbus, idade +/- 35,  saiu do extremo stress do trabalho, tinha mal escapado do infarto. Veio descarregar em plena natureza da Costa Vicentina, sozinho, em companhia dum animal altamente calmante, o burro (Jeco)! Ficou entusiasmado e quer voltar.


Uma tradição preciosa - o Passeio ao Luar em Agosto em tao simpática e deliciosa parceria com a Quinta Pero Vicente. Os anfitrioes dedicadíssimos e incasáveis, a Isabel, o Vítor, a Joana e o Tiago e a D. Maria José, o Emídio... Vamos continuar em 2014, claro!

Participamos já pela 4ª vez com Animaçao de Rua na FEITUR de Vila Nova de Milfontes e pela 3ª vez em Monchique, no Festival do Medronho e Feira do Presunto.

Participamos mais uma ve no Festival Birdwatching Sagres. em parceria alegre e enriquecedora com a Carla de Walking Sagres.

E, para acabar - espero nao ter esquecido nada de importante - já posso falar do futuro:

1ª estreia 2014 
Já está ante portas: em poucos dias vêem os primeiros Japoneses a sair para um passeio romântico c/ cesta de piquenique. Previsao do tempo, ligeira chuva de manha de resto seco. Óptimo!

................................................................................................................................................................
Caro leitor, cara leitora,

Espero que esta retrospetiva lhe deu uma ideia da diversidade das nosssas atividades, sempre em companhia dos grandes amigos, os burros, e do público muito heterogénico.

Qualquer ideia, conte connosco! E, coragem, estimados portugueses é facil e simpático caminhar em companhia de um burro de carga, livre de carga e pressa. Experimente! Sempre bem vindos. :-)

Zurros dos burros Romano, Açucar,  Ticotaco, Margarida, Mocca, Flor, Luna, Kiko e Xiquito
e Bom Ano da equipa de duas pernas, Agathe, Melanie, Paul, Miguel e Sofia

Contacto:
burros.artes@gmail.com 
telm. 967 145 306

Um comentário:

fatimahsilva disse...

Gostei muito! Parabéns!